terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESTUDE

Cada um possui um discernimento diferente acerca do mundo onde labuta, portanto, a miríade de opiniões beira o infinito. Não se deixe levar pelas idéias do próximo, apenas tome-as como um ponto de partida para as suas, acolhendo-as ou rejeitando-as, conforme sua razão assim aprouver. A opinião pessoal não deve ser tomada como verdade absoluta, a opinião coletiva só existe quando, ao acolhermos todas, fizermos o confronto necessário pela fé e razão. Nem sempre a maioria tem razão, o confronto de opiniões leva a um resumo das mesmas, onde todos os pontos de vista são aceitos ou descartados sem preconceito.
A cada idéia nova surgirão dezenas contra, pelos mais diversos motivos, tais como ignorância, medo de reformas, preconceito puro ou pela mais ampla vaidade. Todas as idéias são válidas até que fatos deixem de corroborá-las, por exemplo, a esfericidade da Terra ou a quadratura do círculo. Os ataques a qualquer teoria devem ser evitados, o que se deve fazer é tentar provar o contrário e, não o conseguindo, acatá-la sem orgulho, isso em matéria física ou espiritual.
O que hoje é considerado correto, amanhã será rotulado como erro crasso. Ao homem é dado conhecer somente aquilo que lhe cabe no momento, tanto intelectual quanto espiritualmente falando. O que temos de fazer é estudar, ler de tudo, meditar, e, por nós mesmos, tirarmos nossas próprias conclusões e ideias, aceitando que todos possuem as suas próprias e, assim, atingir a unidade na multiplicidade de pensamentos.
Fiquem em Paz
Emereciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário